quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Porque não perdôo.

Estes dias fui surpreendido com essa pergunta de uma pessoa que provavelmente perdoava alguém. Confesso que de imediatamente não soube lhe responder, mas logo me veio uma coisa óbvia...

PERDOAR É NÃO ESQUECER...
Como sempre os ensinamentos de Jesus é o Avesso do Avesso.
Ora, quem esquece não se lembra de mais nada e, que graça tem perdoar algo que eu não me lembro?
-> Talvez nenhuma, porque assim como dar um abraço em quem eu nunca vi é muito fácil, pegar na mão de uma pessoa que nos magoou pode ser um exercício muito difícil, tem gente que nem consegue...
Se prestarmos atenção no verbo perdoar, podemos ver que há um verbo maior por trás dele: per + DOAR.
Doar significa deixar o "eu" para viver o "Nós", eu me dôo para a outra pessoa ser "MAIS" comigo, e sem dúvidas eu serei "Mais" com ela.
Perdoar é doação, e doação muitas vezes requer luta,luta contra você mesmo(a), afinal não há ninguém igual a ninguém, porque É NO CONFLITO QUE A VIDA FAZ CRESCER.
Não fique triste porque não esquece algo, pelo contrário, agradeça a Deus, pois toda vez que eu me lembro de algo que outra pessoa fez, eu a perdôo novamente, e aí é que está o exercício do PERDÃO->lembrar-se, mas sempre perdoar.
COMO INICIAR O PERDÃO?

->Muitas vezes achamos que perdoar é uma questão de sentimento, mas na realidade ela é uma questão de atitude. Afinal queremos perdoar somente depois de sentir a dor que ficou em nossos corações, e ocorre tudo ao contrário... Primeiro você toma a decisão e a atitude de perdoar que somente depois seus sentimentos em relação ao passado se modificarão. Temos o livre-arbítrio de escolher entre perdoar ou guardar entulhos no coração. A decisão é nossa.
Infelizmente temos a dificuldade de compreender as atitudes dos outros e queremos guardar o que não presta em nossos corações.
Perdoar é fazer o novo na sua vida e na vida do outro. O primeiro passo para se amar verdadeiramente é o perdão.

Perdoar é amar apesar de tudo.

2 comentários:

  1. ae, gostei do 'enfim' ;) perdoar é amar apesar de tudo ! :))) seguiindo aquii :*

    ResponderExcluir
  2. você disse TUDO e um pouco mais.
    adorei *-*
    beijos, carol fabricio

    ResponderExcluir